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quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ministério do Desenvolvimento Agrário lança a Rede Brasil Rural


Ministério do Desenvolvimento Agrário lança a Rede Brasil Rural

Ferramenta virtual deve beneficiar inicialmente 200 mil agricultores familiares

Atualizada às 21h43
Adriana
                    Franciosi
Foto: Adriana Franciosi / Agência RBS
A presidente Dilma Rousseff esteve presente na cerimônia
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou nesta terça, dia 13, em Porto Alegre (RS), a Rede Brasil Rural. A ferramenta virtual tem o objetivo de aproximar as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores. A presidente Dilma Rousseff esteve presente na cerimônia.
– Estamos intensificando o Mais Alimentos e a nossa expectativa é que com compras coletivas a agricultura familiar possa ampliar sua capacidade de garantir renda da porteira pra fora, nos negócios – relata o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
Inicialmente, 1,6 mil cooperativas irão usar integralmente a ferramenta, beneficiando 200 mil agricultores familiares que farão compras e vendas pela plataforma com o cartão BNDES. Estas cooperativas e associações detêm um vasto catálogo de produtos diferenciados que vão de cachaças orgânicas a embutidos artesanais, passando por queijos finos, sucos, vinhos, artesanatos de todas as regiões do país e cosméticos elaborados a partir de matérias-primas brasileiras. Este é o catálogo de produtos que compõe o Armazém Virtual da Agricultura Familiar, um dos pilares da Rede.
– Depois de consolidarmos a ampliação do crédito e a retomada da assistência técnica, estamos ingressando numa nova geração de políticas públicas para a agricultura familiar. Esse mecanismo digital, a Rede Brasil Rural, nos permitirá organizar toda a cadeia produtiva da agricultura familiar: serviços, articulação institucional e comercialização – aponta Florence.
– É uma ferramenta extremamente amigável que vai permitir que tanto fornecedores, quanto agricultores tenham acesso a melhores preços, a melhores condições de compra, possam usufruir de uma moderna tecnologia de informação como será essa rede – destacou Dilma.
As demais cooperativas da agricultura familiar de todo o país poderão expor, já nesse primeiro momento, seus produtos na loja virtual, que funcionará como uma verdadeira vitrine online para o comércio interessado.  O consumidor ganha um Mapa de Ofertas da Agricultura Familiar por Estado, município ou por produto. Ele escolhe a mercadoria e recebe em casa. Já os Correios, um dos parceiros da iniciativa, entram com a solução de logística pela Internet - o que inclui meios de pagamento, coleta dos produtos, transporte e entrega. A nova ferramenta oferece a possibilidade de fretamento em conjunto entre as cooperativas.
As grandes redes de varejo também são potenciais clientes do Armazém. No atacado, podem negociar o preço em ambiente virtual seguro diretamente com quem produz.


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Tania Maria Silva
Assessora Técnica Territorial
Território Vale do Ribeira/SP
Convênio - PLURAL/SDT/MDA
            13 - 9757-2585      

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