CONVITE

ATENÇÃO

REUNIÃO DA CAMARA TEMATICA DE SEG. ALIMENTAR DO CONSAD (CTSANS) E REDE SANS

Todas as 1° quarta -feiras do mês.
Horario: 14 hs
Local: INCRA / IBS
End: Peru , 434 - Jd. America ( proximo a Nova Escapamento)

NÃO FALTEM...


domingo, 25 de março de 2012

No Reino Unido, pais apoiam restrição à publicidade de alimentos


Uma pesquisa com mil pais no Reino Unido mostrou que a maioria considera que a publicidade influencia na alimentação dos seus filhos. A maioria se mostrou a favor de algum tipo de restrição das propagandas de alimentos não saudáveis.
Segundo o estudo, 65% dos pais entrevistados apoiam a ideia da proibição das propagandas de alimentos e bebidas com altos teores de açúcares, gorduras e sal antes das 21h.
Na enquete, 72% dos pais afirmaram que, no mês anterior à pesquisa, compraram produtos como chocolates, doces e refrigerantes que não tinham a intenção de adquirir, mas só o fizeram pela insistência dos filhos – que eles chamam de “Nag Factor”.
Os dados estão de acordo com os resultados da pesquisa Datafolha, realizada no Brasil, em junho de 2011. A pesquisa foi encomendada pelo Criança e Consumo, do Instituto Alana. A enquete revelou que 79% dos pais entrevistados acreditam que a publicidade de alimentos não saudáveis prejudica hábitos alimentares das crianças.
Entre os entrevistados, 78% deles afirmaram que os comerciais de alimentos não saudáveis levam seus filhos a “amolar” (pedir muito) para comprar os produtos anunciados. Para 76% dos pais entrevistados, a propaganda dificulta os seus esforços para educar o filho a se alimentar de uma forma saudável.
As pesquisas mostram como os pais se sentem impotentes diante dos apelos comerciais direcionados a seus filhos e a necessidade de alguma legislação que regule as propagandas dirigidas a crianças, de forma a dar condições aos pais para que eles eduquem e conscientizem seus filhos quanto aos seus hábitos alimentares.
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em todos os seus fóruns, instâncias e eventos tem defendido a regulação da publicidade de alimentos para crianças.
Na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em novembro, em Salvador(BA), com a participação de 2.000 pessoas, defendeu a regulamentação da propaganda de alimentos voltada para o público infantil.
Fonte: Asbran e Consea

Nenhum comentário:

Postar um comentário