CONVITE

ATENÇÃO

REUNIÃO DA CAMARA TEMATICA DE SEG. ALIMENTAR DO CONSAD (CTSANS) E REDE SANS

Todas as 1° quarta -feiras do mês.
Horario: 14 hs
Local: INCRA / IBS
End: Peru , 434 - Jd. America ( proximo a Nova Escapamento)

NÃO FALTEM...


segunda-feira, 4 de junho de 2012



Anúncio foi feito durante teleconferência exibida pela TV NBR.
Governo quer que sociedade participe da elaboração de marco regulatório


Brasília, 28 – A partir de 5 de junho, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove consulta pública sobre o marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. O objetivo é garantir a participação de toda a sociedade na elaboração do documento final, que deve ser lançado em agosto. A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (28), durante teleconferência exibida pela TV NBR.
A coordenadora-geral de Educação Alimentar e Nutricional do MDS, Patrícia Gentil, destacou a importância da criação do documento. “A necessidade do marco regulatório começou a ser discutida em 2011, quando, junto com outros órgãos, como os ministérios da Educação e da Saúde, observamos a necessidade de um documento formal, que orientasse as ações nessa área, direcionando a elaboração das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.”
O marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas visa promover um campo comum de reflexão e orientação no conjunto de iniciativas que tenham origem, principalmente, na ação pública.
A representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pesquisadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), Elisabetta Recine, também falou sobre a importância do documento diante dos dados que refletem a má alimentação da população brasileira.
“Hoje, dados do Ministério da Saúde mostram que, na população adulta, 35% apresentam sobrepeso e 15% alcançam medidas consideradas de obesidade. Estamos vendo que o Brasil está, sim, engordando. O governo federal não pode simplesmente observar esses números crescerem. O marco regulatório surge nesse contexto para reeducar, reorientar e tentar reverter esse quadro”, disse Elisabetta.
Para a consultora da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Carolina Feldenheimer, uma política de segurança alimentar e nutricional adequada terá reflexos diretos na saúde dos brasileiros. “Além da obesidade, observamos problemas pontuais em algumas regiões, como anemia, carência de vitamina A, crianças com diabetes e colesterol alto, entre outros. Com a reeducação alimentar e a orientação de políticas públicas para uma alimentação mais saudável, certamente teremos redução drástica nesses dados alarmantes.”
A teleconferência será reapresentada pela TV NBR na quarta-feira (30), às 8h30, na sexta-feira (1º), às 17h, e no domingo (3), às 13h.
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário